The Ten: Os Melhores Filmes de Suspense “Teen”

The Ten é uma das colunas especias que eu criei aqui para o Inside Cinema. A função é listar os 10 melhores (ou piores) em categorias personalizadas, diferente das tradiconais (melhor drama, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor… etc, etc, etc).

E para começar, eu fiz uma lista dos 10 melhores filmes de suspense teen. A lista, claro, é totalmente pessoal (assim como todas as outras que postarei em outras edições). E você também poderá postar a sua, deixando um comentário.

As postagens de The Ten serão semanais (vou tentar postar sempre aos sábados).

The Ten: Os Melhores Filmes de Suspense Teen

Ok, já sei… Falou em suspense teen automaticamente vem a sua mente… “Putz! Já vem porcaria por aí… Um monte de clichês!”, mas não é sempre assim não. É claro que os clichês estão presentes em todos os filmes, mas muitos deles são bastante eficientes.

Os 10 filmes a seguir podem te dar uma visão melhorada sobre os tão esterioripados suspenses teen.

10º - Falsas Intenções

suspense_teen10.jpg

Todo mundo quer fazer parte de algum grupo, e isso é bastante normal… Porém, escolha o grupo certo, ou sofra as consequências de seus atos.

Partindo deste princípio, com a jovem Adrien (Lori Heuring) não é diferente. Assim que recebe alta de uma clínica psiquiátrica, ela consegue um emprego em um exclusivo clube de campo, e logo não demora para que ela seja motivo de inveja, discórdia e envolvida em uma rede de intrigas, onde ela irá descobrir que o mundo dos adolescentes ricos e esnobes é muito mais sujo do que ela poderia imaginar.

O filme conduz de uma forma legal o mistério que o protótipo de vilã-praticinha esconde, e mostra que não saber fazer as escolhas certas pode ser um erro bastante considerável.

 09º - O Dia do Terror   

 suspense_teen09.jpg

Atenção garotas! Dar um fora naquele nerd estranho pode ser… Fatal? Sim, pelo menos nesse filme.

Durante um baile do colégio, um grupo de amigas humilha um jovem que só está tentando conseguir uma dança até o final da festa. Mas no futuro, ele as fará pagar… Como? Se tornando um psicopata mascarado e indo a atrás de cada uma delas, matando uma a uma, das formas mais diversas possíveis.

O sentimento de vingança é o conector chave desta trama (que até soa um tanto quanto absurda) que trás todos os clichês possível neste tipo de filme.

Mas quer saber? No final das contas, o filme consegue se diferenciar por sua critividade (o final não é totalmente claro, a pergunta: Quem era o assassino(a)? ainda fica no ar), e ficar acima de muitas porcarias do gênero.

08º - Lenda Urbana

suspense_teen08.jpg

Um lunático(a) decidiu se vingar usando um modo bastante peculiar de matar suas vítimas, as lendas urbanas.

Um dos genéricos do grande clássico Pânico merece figurar nesta lista, afinal, o filme tem suas particularidades… A melhor delas? Matar as vítimas em potecial através de lendas urbanas.

Aliás, esse é o ponto mais positivo de Lenda Urbana, porque existem mortes bastante criativas no decorrer do filme. Já não posso falar o mesmo da péssima sequência que foi Lenda Urbana 2, e da desgraça inominável que foi Lenda Urbana 3 (que até tentou estabelecer um outro padrão para a franquia, mas falhou feio… muito feio).

07º - Premonição 2

suspense_teen07.jpg

Melhor que eu seu antecessor, Premonição 2 consegue ser mais eficaz em tudo a que se propõe: mais suspense, mais mortes, mais sangue, mais desastres (aliás, o acidente inicial – o engavetamento na auto-estrada – é um acidente e tanto).

A trama continua tão absurda quanto a do primeiro filme, mas esta sequência se torna interessante porque é muito mais bem detalhada (embora o esquema da morte ainda seja um mistério completo, porque as explicações apresentadas no filme não convencem ninguém).

Premonição 2 é o tipo do filme em que você tem que desligar a mente da realidade, e viajar por entre as cenas… Do contrário, é melhor passar longe desse filme (aliás, não só desse, mais também de Premonição e Premonição 3).

06º - Eu Vi O Que Você Fez, E Sei Quem Você É   

 suspense_teen06.jpg

Quem nunca passou um trote na vida, que atire a primeira pedra…

Sozinhas e entediadas durante uma noite, 2 jovens decidem pegar a lista telefônica e começar a brincar de passar trote com as frases “Eu vi o que você fez, e sei quem você é”. A brincadeira estava bastante divertida, a cada nova vitíma de um novo trote, as garotas caiam em gargalhadas, mas elas nunca poderiam imaginar o que estava por vir. Uma das vítimas que recebeu um dos trotes acabara de matar uma pessoa… E adivinhem atrás de quem ele vai depois que atendeu a ligação? Ah, vocês já sabem…

O clima de suspense é muito bem trabalhado (a tensão criada em cima das 2 jovens é bem intensa), o filme consegue mesmo assustar em alguns momentos. Se você ainda não assistiu esse filme, procura já o vhs (infelizmente ainda não lançaram este filme em dvd), porque este é um suspense teen que você não pode deixar de ver.

05º - Intrigas

suspense_teen05.jpg

Cuidado ao fazer parte da disseminação de boatos, porque eles podem voltar direto para você.

Quando um grupo de universitários decide plantar um boato no campus universitário envolvendo uma jovem recém-chegada, afim de ver o quão veloz (e distorcido) ele se expandiria, eles certamente não esperavam que o resultado desse trabalho fosse tão surpreendente.

Um elenco bastante competente, para um suspense a altura.

Diferente dos filmes anteriores que figuram nesta lista, aqui, a ameaça não são assassinos piscóticos mascarados ou mortes “acidentais”, mas sim, o uso das palavras.

Intrigas é suspense ágil, intrigante e surpreendente.

04º - Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado

suspense_teen04.jpg

Jennifer Love-Hewitt volta com novos amigos, e vai passar (novamente) por sérios apuros.

Outra sequência que supera o original (embora os clichês estejam mais presentes do que nunca). As cenas de perseguição são mais intensas e mais assutadoras (diferente do primeiro filme, que também é muito bom, mas meio que apressava as mortes, com excessão da morte da personagem interpretada por Sarah Michelle Gellar).

Acho que a única mancada feia do filme, é deixar fácil uma das identidades do assassino, fora isso… Um suspense teen de 1ª linha. 

03º - Cry Wolf: O Jogo da Mentira

suspense_teen03.jpg

O que fazer quando um assassino aparentemente fictício se torna real e começa a matar os adolescentes de uma universidade?

Você já deve ter assistido a algum filme com este idéia, mas este é diferente, podem acreditar. Se eu tivesse que definir Cry Wolf em apenas uma palavra, seria: Inteligente.

O mal de todos os filmes de suspense teen (e adultos) são os famosos clichês (não adianta, eles são inevitáveis!), mas neste filme, eles até chegam a passar desapercebidos. E isso se deve a boa história, e a ótima execução de idéias que o filme apresenta.

O decorrer do filme pode ter sido monótono para alguns (pois não existem mortes sanguinolentas a cada 10 min.), mas tudo o que acontece no filme não é nada perto da revelação final, algo que eu classifico como inovador (pelo menos no universo dos filmes teen). 

02º - Segundas Intenções   

 suspense_teen02.jpg

Até onde você vai para conseguir o que quer? Existe algum limite? Arriscar a vida de alguém vale a pena? Dependendo do motivo, Kathryn (Sarah Michelle Gellar) e Sebastian (Ryan Phillippe) vão até aonde eles precisarem ir.

Diferente de todos os filmes que figuram nesta lista, Segundas Intenções foge completamente de todos os esteriótipos e de quase todos os clichês de filmes adolescentes, porém, não deixa de se integrar no gênero suspense teen.

O jogo articulado de palavras, a manipulação de comportamentos, as reviravoltas, a direção, a trilha sonora, o elenco (a falta de escrúpulos de Kathryn e Sebastian foi uma das jogadas mais eficientes do filme)… Tudo funciona a favor de um grande suspense, que mostra a importância de até onde pode se confiar em alguém.

01º - Pânico

suspense_teen01.jpg

Assistir a muitos filmes de suspense pode fazer de você um assassino em série? Claro que não! Mas que ajudam aqueles que já tem a mente perturbada a se tornarem um, ah isso ajuda sim!

Sem dúvidas, Pânico é o melhor filme de suspense teen já realizado (e tinha que ser o 1º lugar na minha lista).

Fenômeno no final da década de 90 (e até hoje muito comentado), Pânico reinventou o gênero do suspense adolescente. Wes Craven renovou completamente os padrões para este gênero de filme (tanto que depois de Pânico, vieram vários genéricos…), deixando sua marca registrada no mundo cinematográfico.

O suspense atinge um nível dificilmente visto neste gênero de filme, Pânico deixa qualquer um preso na poltrona, e você não consegue sair até o filme terminar, é incrível! O roteiro é excelente, a direção é incrivel e o elenco é muito bom (o trio Neve Campbell, Drew Barrymore e Rose McGowan é sensacional)… Dificilmente algum filme nesta categoria poderá superá-lo.

Pânico é eficiência ao máximo! (aliás, a trilogia completa… mas só pude escolher 1 dos 3, e o primeiro é clássico).

Enfim, é isso aí pessoal! Essa edição do The Ten chegou ao final. Espero que vocês tenham curtido a idéia, e semana que vem tem mais!

Um abraço.

About these ads

~ por Deivison Oliveira em dezembro 1, 2007.

7 Respostas to “The Ten: Os Melhores Filmes de Suspense “Teen””

  1. Concordei com a maioria. Só acho que Premonição 2 deveria dar lugar ao seu antecessor, Premonição. Mas, enfim, boa lista. Pânico é mesmo o maior clássico que influenciou a maioria destes outros na lista.

  2. na boa eu so não assisti um desses filmes e quero te façlar q eles são bem fraquinhos q suspense de verdade assista ilusões perigosas sexto sentido

  3. gostei da lista, completa, variada (dentro dos limites, afinal, suspense teen é bem similar uns dos outros) e claro que pânico é o pai da lista e segundas intenções é ótimo.

  4. gostei, e concordo plenamente.
    parabéns, continue nos dando dicas aprovéitaveis e inteligentes.

    24 março, 2008 ás 12;40 pm

  5. muito bom achei otimo pois prefiro suspense do que terror a lista ficou otima

  6. tu é doido, é um pior que o outro, velho tú tem que rever o seus conceitos viu.

  7. credo… só tem filme ruim aí kkkk
    Pra falar a verdade acho que nenhum vale a pena… já vi todos e ecaaaaaaaaaaaa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: